GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas
Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.
Coordenação:

Dra. Cláudia Simone P. Sarmento Quadros (Unimontes)

Dr. Gilbraz de Souza Aragão (UNICAP)

Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)

Me. Nathália Ferreira de Sousa Martins (UFJF)

Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)

GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso
Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Lourival Martins Filho (UDESC)

Dra. Lurdes Caron (UNIPLAC)

Me. Maria José Torres Holmes (UFPB)

Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas)

GT 3 - Formação Docente e Ensino Religioso
Busca problematizar, discutir e socializar referenciais, políticas e práticas relacionadas à formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, especificamente na área de Ensino Religioso.
Coordenação:

Dra. Maria de Lourdes Silva Santos (UEPA)

Me. Gracileide Alves (UFPB)

Dra. Taciana Brasil dos Santos (FONAPER)

Me. Tânia Alice de Oliveira (UFJF)

GT 4: Saberes, Insurgências, Territorialidade e Visibilidades de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais
O objetivo deste GT é articular pesquisadores que tenham como foco os saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; o afinco pela identidade, cultura, território e pelos modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; a capacidade de manter a vida e as perspectivas emancipatórias de visibilização política.
Coordenação:

Dra. Eliane Farias (UNINE/México)

Dr. Lusival Barcellos (UFPB)

Dr. Heiberle H. Horácio (Unimontes)

Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)

Dra. Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões (UFJF)

GT 5 – Religião, Inclusão e Dinâmica Social: diálogos e fronteiras
O presente GT visa compartilhar pesquisas de natureza interdisciplinar que considere o processo de mudanças sociais em que estamos inseridos, as relações de sobrevivência humana, o aprofundamento de insurgências e resistências dos povos e comunidades tradicionais no contexto da Pandemia – Covid 19. Analisa como estes problemas podem impactar na situação destas populações que convivem com a espoliação de seus modos de vida e sua organização sociocultural, decorrentes de ações da sociedade nos planos econômico, ideológico e cultural.
Coordenação:

Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)

Dra. Rosângela Siqueira da Silva (UEA e SEMED/Manaus)

Dranda. Regiane da Silva Marques (UCES/Argentina)

GT 6 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões), bem como estudos voltados para implementações do ensino religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.
Coordenação:

Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)

Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)

Me. Gilciana Paulo Franco (UFJF)

GT 7 - Formação continuada: interconectividade entre currículo e práticas
Propõe discutir, socializar pesquisas e relatos de experiências, na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, que envolva articulação entre os sujeitos na interlocução teórica das Ciências da Religião em diálogo com as Ciências da Educação. Acolhe propostas de comunicação que discutam aspectos teóricos, metodológicos e reflexões críticas acerca dos processos de formação continuada para professores de Ensino Religioso e suas implicações sobre a educação e a sociedade contemporânea.
Coordenação:

Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)

Dr. Francisco Sales Palheta (SEDUC/AM)

Me. Sônia Maria Dias (PUC-Minas e FONAPER)

Me. Selma Correia Rosseto (PUC-Minas e FONAPER)

GT 8 - Ensino Religioso e formação de valores: caminho da ética e da diversidade
A morada da ética na tradição contemporânea tem sido o outro nas variadas formas de alteridade. Compreender o outro em sua singularidade na construção e reconstrução do ethos tem sido um desafio para o campo educacional e religioso. Temos constatado uma ausência de discussões sobre valores na formação de professores. Decidimos estabelecer diálogos profícuos na área da educação e do Ensino Religioso buscando compreender a necessidade de uma sociedade que pense o outro mediante um ethos diverso. Acolheremos comunicações que abordam a dinâmica do ethos mediante experiências concretas ou formulações teóricas que contribuam no entendimento da alteridade e da diversidade na formação de valores que podem ser advindos de saberes reconfigurados pelas epistemologias do sul ou das Ciências da Religião.
Coordenação:

Dr. Amauri Carlos Ferreira (PUC- Minas e ISTA)

Dr. Anderson Marinho Maia (FACISA)

Dra. Sônia Missagia Mattos (UFES)

Dra. Soraia Aparecida Belton Ferreira (FACISA e CEM)

GT 9 – Política, Laicidade e Ensino Público
Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.
Coordenação:
Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)

Dra. Andréa Silveira de Souza (UFJF)

Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó)

Ms. Solange Ribeiro Prates (CRE/Unimontes)

GT 10 – Ciências da Religião e Decolonialidade: possibilidades didático-emancipatórias ao Ensino Religioso
Propõe problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. A proposta se evidencia a partir de pesquisas que discutam a decolonialidade em busca de uma didática emancipatória na docência do Ensino Religioso.
Coordenação:

Me. Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda (UNICAP, SEMED-Tutoia-MA, FMT)

Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV-ES)

Dr. Dimitri Carlo Gabriel da Silva (UFDPAR)

Me. Francisco Muniz Maranguape (Dexter)

Dra. Janice Machado Ribeiro Rodrigues (CRE/Unimontes)

GT 11 – Diálogo Inter-religioso e Cultura da Paz
Propõe discutir e socializar referenciais, políticas, relatos, práticas e experiências sociais e educacionais, especialmente, na área do Ensino Religioso, que valorizam, exercitam e incentivam o diálogo entre tradições e organizações religiosas, buscando construir uma cultura de paz, respeito e tolerância à diversidade cultural e religiosa.
Coordenação:

Drando. Wellington Félix Cornélio (UFTM)

Esp. Gustavo Vaz Silva (Fundação Cultural de Uberaba Prof. Antônio Carlos Marques)

Me. Vinícius Borges de Andrade (UFTM)

GT 12 - Ensino Religioso, interculturalidade e decolonização
Que ser um espaço de integração e diálogo para investigadores e professores que se interessem pela articulação entre Ensino Religioso e interculturalidade. Quer debater o conceito de interculturalidade presente no currículo do Ensino Religioso na BNCC, relacionando com abordagens de epistemologias como a filosofia intercultural, a crítica decolonial/colonial e outras que tenham a decolonização como horizonte a ser alcançado.
Coordenação:

Dr. Adecir Pozzer (SED/SC)

Dra. Ângela Cristina Borges (/Unimontes)

Dra. Clélia Peretti (PUCPR)

Dr. Everaldo dos Santos Mendes (PUCPR)

Dr. José Carlos da Silva (USJ)

GT 13 - Cosmovisões, Formação Humana e Educação
A finalidade do GT é discutir sobre a influência das cosmovisões no contexto do ensino, o qual impacta no processo da formação humana a ser objetivada. Nesse sentido, o GT recepciona ensaios, artigos e pesquisas em andamento e ou concluídas que refletem sobre essas questões, na medida em que oportuniza um olhar multidisciplinar e transversal sobre o objeto eleito, contribuindo com as discussões e análises a serem estabelecidas com a sua aplicabilidade na realidade.
Coordenação:

Dra Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)

Dra Monica Pinz Alves (Faculdade Pioneira-RS)

Dr. Leandro Abrantes (PUCRIO)

Dr. Reginaldo Moraes (FABAPAR)

GT 14 - Gênero e Religião

As mulheres e as deusas primitivas. Matriarcado e Matrilinearidade. História das mulheres e as questões religiosas. Desvalorização da mulher nas religiões. Gênero e Religião como dimensões sociais que instituem identidades. Articulação entre processos educativos e as construções do feminino no cotidiano. O sagrado e o feminino.

Coordenação:

Dra. Anita Leocadia Pereira dos Santos (UFPB)

Me. Antonio Jeferson Barreto Xavier (UFRGS)

Me. Francisco Arrais Nascimento (UNESP)

Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)

GT 15 - Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde: (re)descobrindo confluências

Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias e para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual); e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambiente hospitalar.

Coordenação:

Dr. Carlos André Cavalcanti (CGCR/UFPB)

Dr. Douglas Cabral Dantas (Instituto Humanitas Paraíba/UNICAP)

Dr. José Adalberto Fernandes Oliveira (Nave/INCA-RJ)

Me. Naiara Ferraz (UEPB)